2 de março de 2022
Home 9 Gestão de Pessoas 9 Saiba como funciona o controle de ponto no home office

Saiba como funciona o controle de ponto no home office

Saiba como funciona o controle de ponto no home office

O mundo corporativo passou por diversas alterações nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia que assolou o mundo em 2019.

Os departamentos de RH se viram diante de uma enorme dúvida: como controlar horários, pessoas e acessos virtuais de forma efetiva e sem margem de erro?

A primeira ideia para o controle de horários dos colaboradores foi criar um tipo de planilha compartilhada onde, manualmente, cada funcionário registrava seus horários de entrada, intervalos e saída.

Embora fosse uma ideia interessante, parecia obsoleta e, de fato, não funcionava de forma eficaz e esperada. Era comum que os funcionários se esquecessem de fazer o registro de seus horários e isso afetava o controle de horas trabalhadas, bem como da produtividade e alguns erros no momento de calcular possíveis horas extras.

A adaptação no home office foi outro grande desafio: nem todos os funcionários possuíam um espaço dedicado ao trabalho em casa e, por isso, salas, cozinhas e até mesmo sótãos e porões, se transformaram em escritórios improvisados. Apesar de ser o suficiente, não era o espaço ideal e isso afetava de forma direta a produtividade do colaborador.

Com o passar do tempo as pessoas começaram a entender o que era trabalhar de casa e começaram a se sentir mais à vontade com o esquema de home office. Passaram a ficar mais bem instalados no espaço escolhido para desempenhar sua função e, dessa forma, o trabalho começou a fluir de maneira mais fácil.

As empresas vieram com soluções práticas e funcionais, além de ir em busca de ótimas opções para controle de horários e, uma delas, foi o controle de ponto online.

O controle de ponto online é confiável, seguro e prático. Vamos saber mais sobre o assunto?

O que é um controle de ponto online?

O controle de ponto online é uma ferramenta completamente digital onde toda a gestão das atividades de seus colaboradores fica centralizada e disponível para o gestor, o que facilita o controle do setor de RH em relação às horas trabalhadas, horários de entrada e saída, e horas extras.

O registro do ponto pode ser feito pelos funcionários de forma prática, rápida e segura, de qualquer lugar que ofereça uma conexão com a internet.

É importante lembrar de que o home office é legalizado. Com a Reforma Trabalhista, ocorridas em novembro de 2017, o home office foi incluso na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) oferecendo às empresas e funcionários segurança jurídica para quem adota a prática.

A CLT, através da Portaria 671 do MTP, também autoriza o controle de funcionários através do ponto online, apesar de não ser obrigatória.

Quais sãos as principais vantagens do ponto online?

Há diversas vantagens para a utilização de um ponto online, especialmente para as empresas que decidiram adotar o home office como prática. O ponto online atende também o ambiente presencial, facilitando o recolhimento e a gestão de dados de todos os funcionários.

Entre algumas das inúmeras vantagens podemos citar as principais delas como: o controle em tempo real dos horários dos funcionários; autonomia e confiança para que os funcionários possam organizar seus horários da melhor maneira possível; transparência no trato de informações; facilidade para que o RH possa monitorar, criar estratégias e verificar toda a movimentação dos funcionários da empresa, e segurança na proteção dos dados inseridos no sistema.

O RH possui papel fundamental dentro do controle do ponto online.

É esse setor que irá analisar, controlar, ajustar e decidir como podem ser aplicadas melhorias na empresa para que os funcionários produzam de maneira efetiva e constante cumprindo seus horários de acordo com o proposto pelo cargo.

O que o ponto online oferece para minha empresa?

Eficácia e segurança. O software de ponto online oferece a possibilidade de controle de dados através de relatórios, resumos diários, entre outras funcionalidades que pode auxiliar a empresa a ter pleno conhecimento das atividades de seus funcionários nos quesitos de horas trabalhadas.

Além do mais, o sistema de ponto online é 100% seguro e oferece diversas opções de identificação para os funcionários da empresa, que pode ser feita através de senha pessoal.

Os dados inseridos também ficam disponíveis para os funcionários, deixando as informações acessíveis caso haja dúvidas sobre o horário de trabalho e horas trabalhadas, o que reduz drasticamente possíveis conflitos sobre o assunto.

Também é importante saber que, em caso de uma ação trabalhista por parte de algum funcionário, os dados armazenados pelo ponto online são válidos e pode ser utilizado para esclarecer cobranças indevidas.

O ponto online é uma solução prática para pequenas, médias e grandes empresas que prezam a produtividade, a transparência nas informações e a segurança tanto para a própria empresa, quanto para seus colaboradores.

É um serviço caro?

Diante das inúmeras vantagens que o ponto online oferece, não. O investimento não apresenta grandes custos para o empreendedor e apresenta suporte, manutenção e assistência técnica sempre que necessário. Além disso, por conta dos sistemas serem em núvem, estão em constante atualização por parte dos desenvolvedores.

Os produtos são homologados, confiáveis, e contam com um software intuitivo e que pode ser facilmente configurado para atender todas as necessidades da sua empresa.

Há diversas opções de pontos online disponíveis e todas atendem o mais alto padrão de qualidade.

Caso tenha algum problema com o produto, não se preocupe! Nossa equipe é altamente qualificada para auxiliar a sua empresa de maneira rápida e eficiente, normalizando suas operações sem grandes dificuldades.

Adotar o ponto online pode ser a solução que faltava na sua empresa!

Quer saber mais sobre o assunto? Que tal ler nossos artigos especiais?

Gostaria de um orçamento, tirar dúvidas ou contratar nossos serviços? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores. Você receberá toda a assistência para que possa optar pela melhor solução para sua necessidade. Fale com a gente! Será um prazer receber o seu contato!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

Gestão de PessoaseGestão de Ponto: