30 de junho de 2023
Home 9 Automação 9 Relógio de ponto cartográfico ainda vale a pena?

Relógio de ponto cartográfico ainda vale a pena?

Relógio de ponto cartográfico ainda vale a pena?

relógio de ponto cartográfico é um modelo antigo de registro de ponto, mas ainda é utilizado por muitas empresas. Ele é uma opção mais acessível em comparação aos modelos mais modernos de relógios de ponto digitais ou biométricos.

Neste texto, vamos apresentar as vantagens e desvantagens do relógio de ponto cartográfico e indicar em quais situações ele pode ser uma opção viável para empresas.

Vantagens do relógio de ponto cartográfico

A principal vantagem do relógio de ponto cartográfico é o seu baixo custo, tanto em relação à aquisição do equipamento quanto à manutenção. Além disso, ele é muito fácil de ser utilizado, não exigindo que os funcionários tenham habilidades técnicas para registrarem o ponto.

Outra vantagem do relógio de ponto cartográfico é a sua autonomia em relação à energia elétrica e ao acesso à internet. Em locais remotos, onde não há energia elétrica ou sinal de internet, o relógio de ponto cartográfico pode ser a única opção para registrar o ponto dos funcionários.

Desvantagens do relógio de ponto cartográfico

O principal ponto negativo do relógio de ponto cartográfico é a sua vulnerabilidade a fraudes, pois o registro de ponto é feito manualmente em um cartão de papel. Isso pode facilitar a manipulação dos registros de ponto pelos funcionários, prejudicando a empresa em eventuais processos trabalhistas.

Outra desvantagem do relógio de ponto cartográfico é a dificuldade em gerenciar os dados dos registros de ponto, pois é preciso fazer a coleta dos cartões de papel para depois digitar as informações em um sistema de gestão. Isso pode ser um processo demorado e suscetível a erros.

Para quem o relógio de ponto cartográfico pode ser indicado?

O relógio de ponto cartográfico pode ser uma opção viável para micro empresas que possuem equipe presencial com difícil acesso/manuseio de tecnologia ou dificuldades de registro de ponto digital (trabalhos manuais que deixam a biometria ilegível) ou ainda lugares remotos sem acesso à energia ou sinal para envio de dados. Exemplos desses locais são oficinas mecânicas, obras de construção civil, trabalhos itinerantes e empresas rurais.

É importante mencionar que, embora esse modelo de registro de ponto seja manual, é possível garantir a segurança dos dados por meio de mecanismos como o uso de lacres e a realização de auditorias periódicas. Além disso, é importante que a empresa se atente às normas e regulamentações vigentes em relação ao registro de ponto para evitar possíveis problemas futuros.

Conclusão

Apesar de parecer uma tecnologia ultrapassada, o relógio de ponto cartográfico ainda é uma opção viável e até mais adequada para algumas empresas e necessidades. Se a sua empresa se encaixa em algum dos cenários descritos acima, o relógio de ponto cartográfico pode ser uma boa opção.

A Sollus Tecnologia possui em seu catálogo o relógio de ponto cartográfico, um equipamento de alta qualidade e confiabilidade. Acesse o nosso site e conheça mais sobre essa solução.

Gostou das vantagens do relógio de ponto cartográfico? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o modelo Henry Vega da Sollus Tecnologia. Vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

AutomaçãoeGestão de Ponto: