14 de novembro de 2022
Home 9 Automação 9 Quais são os principais tipos de equipamentos para controle de acesso?

Quais são os principais tipos de equipamentos para controle de acesso?

Quais são os principais tipos de equipamentos para controle de acesso?

O controle de acesso é um tema de grande relevância nos dias atuais. Afinal, é preciso garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a determinados espaços, sejam eles residenciais ou empresariais. Para realizar esse controle, uma parte importante no processo é o equipamento para o controle e há vários tipos disponíveis no mercado.

Quer entender mais sobre o assunto? Abaixo, explicamos o que são os equipamentos para controle de acesso e também os principais tipos e suas funcionalidades. Boa leitura!

O que são os equipamentos para controle de acesso?

Um sistema de controle de acesso inclui os equipamentos físicos, ou seja, inseridos nas instalações do ambiente e também um software, capaz de registrar dados. Quando falamos da parte física do processo, é importante compreender que há diferentes tipos de equipamento disponíveis no mercado.

Todos eles possuem vantagens, recomendações de uso, além de terem especificidades diferentes. Para compreender melhor, devemos ter em mente que a quantidade de pessoas que serão cadastradas no equipamento, por exemplo, é um fator importante para a escolha. Além disso, a rapidez do processo também é um fator relevante para saber qual é melhor para cada caso.

Principais tipos de equipamentos para controle de acesso

Os equipamentos para controle de acesso variam de acordo com o tipo de identificação, local onde serão instalados e também o tipo de barreira que eles criam. Dessa forma, eles são divididos em tipos de acordo com a localização, sendo diferentes para portas, estacionamentos ou catracas. Assim, os principais tipos de equipamento são:

Catraca: para portarias/recepções

É um equipamento que cria uma barreira física no local, sendo indicado para o nível médio de segurança. Sua função é controlar o fluxo de pessoas naquele espaço. A leitura é feita por meio de senhas cadastradas, biometria, código de barras ou cartão RFID.

Totem para veículos: estacionamentos e garagens

É um equipamento utilizado para o controle de entradas e saídas de pessoas e também de veículos. Amplamente utilizado em condomínios, pode também ter câmeras incluídas, controlando a entrada dos moradores e visitantes. Também é comum em estacionamentos pagos, nos quais são integrados com a impressora de tickets ou cartões.

Os totens também contam com microfone e um botão que pode ser acionado para a central de comando, em caso de problemas. Em alguns casos, também é possível incluir a liberação do acesso por leitura biométrica.

Leitores e terminais: para controlar portas e portões

São os modelos mais simples de equipamentos, além de práticos, compactos e fáceis de serem instalados em qualquer modelo de porta ou portão. Limitam o acesso por meio de um teclado numérico para a senha, permitem o uso de leitura de RFID, botoneira, biometria, entre outros métodos.

São acoplados na porta, limitando o acesso para pessoas autorizadas, controlando a abertura das portas ou portões.

A Sollus traz diferentes opções de equipamentos para controle de acesso. Nossa solução é completa e já conta com um software que faz o gerenciamento, trazendo mais efetividade para a sua segurança. Acesse nosso site e conheça nossas opções!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

AutomaçãoeGestão de Acesso: