8 de novembro de 2022
Home 9 Automação 9 O que inclui um sistema de controle de acesso completo?

O que inclui um sistema de controle de acesso completo?

O que inclui um sistema de controle de acesso completo?

A segurança é fundamental para empresas e residências. Especialmente para as empresas em crescimento, ela proporciona o controle de acesso e facilita o cotidiano da empresa. Com isso, um sistema de controle de acesso completo pode te ajudar a limitar a entrada de pessoas com o auxílio da tecnologia.

Então, quer saber o que é um sistema de controle de acesso completo? Continue a leitura para entender, além de compreender a função do controle de acesso e a sua importância para empresas, residências e outros espaços.

O que é e qual a função do controle de acesso?

Segurança é um tema importante nos dias atuais, afinal, seja em residências ou em prédios comerciais, é preciso limitar o acesso de pessoas não autorizadas. O controle de acesso, portanto, é um conjunto de estratégias aplicadas por softwares de inteligência, juntamente com estruturas físicas, que limitam quem acessa um determinado ambiente.

O controle de acesso já foi inúmeras vezes retratado pela cultura pop, seja em filmes, histórias em quadrinhos, animações e outras obras, ou seja, é um conceito bastante conhecido para a maioria das pessoas. No entanto, por mais que pareça algo super futurista e distante da realidade, a verdade é que já usamos o controle de acesso diariamente.

Seja em portarias de prédios comerciais ou residenciais, quase todo mundo já precisou se identificar antes de entrar. Até poucos anos atrás, esse controle normalmente era realizado exclusivamente por pessoas, mas hoje com o avanço tecnológico, esse processo está cada vez mais ágil. Com o auxílio do reconhecimento facial e digital, por exemplo, o controle de acesso é otimizado e facilitado.

Especialmente para as empresas, o controle de acesso cumpre uma série de funções, desde a proteção do patrimônio material, patrimônio imaterial e também para ter mais controle sobre os processos, como por exemplo, o acesso ao estacionamento ou ao refeitório da empresa.

Função do controle de acesso

A função do controle de acesso é limitar a entrada de pessoas a determinados espaços, sejam eles residenciais ou empresariais. Na prática, isso significa que há um método que identifica o morador do prédio ou colaboradores que trabalham naquele espaço.

Por outro lado, em caso de visitas, entregas, prestação de serviços ou entrada de qualquer outra pessoa que não more ou trabalhe naquele espaço, os equipamentos e a tecnologia auxiliam a facilitar o processo. Ou seja, é preciso que o visitante informe que irá a determinado espaço e, em alguns casos, que faça um cadastro para fins de controle interno.

Dessa forma, o controle de acesso é uma medida de segurança importante, especialmente para espaços com ampla circulação de pessoas, como é o caso de prédios comerciais.

O mesmo vale para a liberação do acesso a determinadas salas ou departamentos de uma empresa, pois é possível liberar o acesso apenas para pessoas autorizadas. Vamos supor que uma empresa possui um banco de dados em suas instalações. Neste caso, não é qualquer colaborador que pode acessar, sendo fundamental o controle de acesso.

O que é um sistema de controle de acesso completo?

Um sistema de controle de acesso completo é composto por equipamentos físicos e o software, também chamado de sistema. Enquanto o equipamento é responsável pela parte física no controle de acesso, o software é a inteligência por trás do controle. Ou seja, é o sistema que gerencia dados e também controla os equipamentos, dependendo das configurações presentes neles. Saiba mais detalhes.

Equipamentos de controle de acesso

Os equipamentos de controle de acesso são a parte física do controle, ou seja, são equipamentos que permitem a identificação. Seja por meio da identificação da digital, da leitura facial ou de outros métodos de reconhecimento, são todos os tipos de equipamentos que podem ser inseridos nas instalações da empresa ou residência. Confira alguns exemplos:

  • Fechadura digital;
  • Controle de acesso facial;
  • Controle de acesso ID;
  • Catracas de acesso;
  • Cancelas;
  • Totem para veículos;
  • Entre outros.

Esses equipamentos são instalados em locais diversos do prédio, sendo os mais comuns localizados na portaria. Ou seja, são utilizados para o reconhecimento prévio e a liberação do acesso, controlando quem pode ou não entrar naquele lugar.

Software de controle de acesso

Já o software de controle de acesso trata-se de um sistema que é programado para liberar o acesso com base nos dados contidos nele.

Esse sistema é conectado aos equipamentos. Assim, é através dele que é feito o controle de entrada e saída, não permitindo, por exemplo, que pessoas não permitidas entrem.

Vamos supor que em uma empresa exista uma catraca com reconhecimento biométrico. Neste equipamento, todas as pessoas que acessam o local um cadastro prévio no aparelho, colocando a sua digital. O equipamento lê e reconhece a digital do usuário, previamente cadastrada, mas é o software que libera ou não o acesso, com base nas informações cadastradas e configuradas. O software gerencia usuários, equipamentos, locais e horários, combinando as informações para as permissões e níveis de acesso.

Ele também gerencia o fluxo de pessoas, permitindo mensurar quantas passam lá por dia e quais os dias e horários são mais movimentados, proporcionando ao gestor dados para tomadas de decisões estratégicas do negócio.

Vantagens de um sistema completo de controle de acesso

Sistemas completos permitem a ocorrência de adequações de acordo com as necessidades de cada empresa. Um bom exemplo é identificação diferente para moradores e visitantes, ou seja, enquanto o acesso do morador é permitido sempre e o software compreende isso, o do visitante é um acesso liberado apenas em um momento específico.

Outra vantagem é conceder níveis diferentes de acesso dentro da mesma empresa. Ou seja, um colaborador pode ter seu acesso liberado para entrar no local, mas não para entrar em determinadas salas, que são liberadas apenas para pessoas autorizadas. Portanto, é possível incluir diferentes tipos de cadastros no mesmo aparelho, trazendo mais agilidade e segurança para o dia a dia.

Conclusão

Uma solução de controle de acesso de pessoas, formada pelo conjunto do sistema com os equipamentos, é fundamental para a padronização da forma como visitantes, colaboradores e moradores acessam um espaço. Além disso, o sistema de controle evita a circulação de pessoas não autorizadas.

A Sollus traz opções interessantes de controle de acesso, que incluem a identificação biométrica, fechaduras inteligentes, cancelas para portões, totens de estacionamento e muito mais. Tudo de maneira automatizada para garantir um controle efetivo.

Acesse nosso site e conheça nossas opções!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

AutomaçãoeGestão de Acesso: