7 de fevereiro de 2022
Home 9 Gestão de Pessoas 9 Entenda quais as vantagens do controle de ponto online

Entenda quais as vantagens do controle de ponto online

Entenda quais as vantagens do controle de ponto online

A tecnologia se tornou uma importante aliada das empresas. A partir dela, pode-se otimizar a realização de tarefas que fazem parte do dia a dia da organização, como o controle de registro de entrada e saída dos colaboradores e verificação da produtividade deles. Um exemplo é o controle de ponto online, ferramenta que torna a realização de tais operações mais eficientes.

Neste post, apresentamos 10 vantagens que a solução de controle de ponto online pode oferecer à sua empresa. Não deixe de conferir!

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens oferecidas pelo controle de ponto online é a redução de custos. Essa tecnologia elimina gastos com a manutenção de outras formas de controle de jornada de trabalho dos colaboradores, sendo um exemplo nesse sentido os relógios mecânicos. Além disso, evita que a empresa utilize papéis para controlar o ponto de cada colaborador. E, como sabemos, o uso de papel pode fazer com que a organização tenha mais custos.

Vale destacar também que o uso de papel para controlar o ponto dos colaboradores é uma prática antiga que coloca em risco a segurança financeira de sua empresa. Afinal, o papel pode molhar ou ser perdido pela equipe de gestão de pessoas. Por isso, o controle de ponto online se apresenta como a solução mais adequada para garantir a redução de custos e segurança financeira para a empresa.

2. Controle em tempo real

Outro benefício a se destacar é o controle do ponto dos colaboradores em tempo real. A equipe de gestão de pessoas, mesmo que trabalhe na sede da empresa, pode controlar em tempo real a jornada dos funcionários que desenvolvem seus trabalhadores fora do ambiente da organização.

Alguns exemplos de profissionais que atuam fora do ambiente da empresa são: vendedores externos, gerentes regionais, atendentes de call center e outros. Ao controlar o ponto online dos colaboradores em tempo real, sua empresa pode aferir melhor o desempenho da equipe, bem como implementar estratégias com o objetivo de aumentar a produtividade dela.

3. Transparência

O controle de ponto online é uma ferramenta que permite que a empresa melhore seu relacionamento com seus colaboradores. Como? É simples. Tanto os gestores, como os funcionários da organização terão acesso ao espelho do ponto online e podem assim conferir melhor os dados.

Por exemplo, o funcionário pode conferir se ele bateu o ponto em determinado dia ou se esqueceu. Da mesma forma, o gestor. Neste caso, este pode orientar o profissional a bater seu ponto, de maneira a fazer com que essa situação seja regularizada.

4. Autonomia

O controle de ponto online é uma ferramenta que também garante autonomia ao colaborador. Afinal, este não apenas poderá controlar melhor sua jornada de trabalho, como também verificar seu saldo mensal de horas ou o total de horas extras que realizou durante determinado período.

Assim, poderá negociar melhor essas horas extras com a empresa, seja solicitando folgas ou o pagamento das horas trabalhadas em caráter extraordinário.

Serve também para que a organização confira o total de horas extras trabalhadas por cada profissional. Tendo esse suporte, ela poderá realizar o pagamento corretamente a cada colaborador, eliminando riscos de processos judiciais.

5. Otimização na elaboração da folha de pagamento

O controle de ponto online é uma ferramenta que pode ser integrada à folha de pagamento da empresa, o que otimiza, e muito, a elaboração desta.

Usando os dados fornecidos pelo controle de ponto online, o gestor pode verificar se ocorreu falta do colaborador ao trabalho ou se ele está entrando em sua jornada de trabalho fora do horário determinado. Com essas informações, a elaboração da folha de pagamento ocorre não apenas de forma correta, mas otimizada.

6. Segurança

O controle de ponto online oferece a possibilidade de a empresa não apenas otimizar o controle de jornada dos colaboradores, mas também confere a ela maior segurança. Em qual sentido? Tendo tudo registrado, fica mais fácil para a empresa resolver litígios judiciais que esteja enfrentando.

É uma medida, vale dizer, preventiva, no sentido de que evita situações que podem colocar em risco o crescimento sustentável da organização, como ações na justiça.

7. Conformidade com a legislação específica

É uma ferramenta que possibilita que a organização atue conforme a lei. A legislação vigente obriga a empresa a não apenas ter um ponto de controle de jornada de trabalho dos colaboradores, mas também a geri-lo corretamente. O objetivo é verificar se ela está respeitando os direitos dos trabalhadores, como fazer no máximo duas horas extras por dia.

Os dados fornecidos pelo controle de ponto são registros cabais que podem provar que a empresa está atuando conforme a legislação trabalhista vigente.

8. Versatilidade

A versatilidade é outra das vantagens oferecidas pelo controle de ponto online a uma empresa. É uma tecnologia que pode ser usada tanto no ambiente interno quanto externo da organização. Por exemplo, ser destinado aos funcionários que atuam internamente e aos que trabalham desenvolvendo suas operações fora da instituição.

9. Fácil acesso à informação

Também podemos destacar que se trata de uma ferramenta que otimiza o processo de consulta à informação sobre a jornada dos colaboradores. Basta o gestor de recursos humanos acessar o sistema e buscar pela informação de que precisa.

10. Melhora a tomada de decisão

Quando se trata de uma tecnologia como o controle de ponto online, uma coisa leva a outra. O que queremos dizer é que ao ter acesso fácil à informação, o processo de tomada de decisão é otimizado.

O gestor pode verificar informações sobre a pontualidade dos colaboradores e, com base nisso, tomar decisões que objetivem o aumento da produtividade da organização. Por exemplo, chamar o funcionário não pontual no trabalho e perguntar o que está acontecendo. É uma forma de liderar a equipe de profissionais e garantir que ela tenha seu desempenho elevado.

Então, muitas são as vantagens de se contar com um controle de ponto online. É uma ferramenta que permite à empresa não apenas garantir a segurança jurídica, mas também o aumento da produtividade.

Acesse nosso site e conheça melhor essa solução. Que tal fazer isso agora mesmo? Aproveite!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

Gestão de PessoaseGestão de Ponto: