28 de março de 2022
Home 9 Automação 9 Saiba as vantagens de registrar o ponto por reconhecimento facial

Saiba as vantagens de registrar o ponto por reconhecimento facial

Saiba as vantagens de registrar o ponto por reconhecimento facial

Surgindo como uma solução alternativa para registrar o ponto dos colaboradores, efetuar o registro por reconhecimento facial já é uma realidade, graças aos avanços da tecnologia.

Com os problemas das formas de registrar ponto mais antigos, como o registro cartográfico, isso compromete a segurança e eficiência no controle de pontos, podendo acontecer casos em que colaboradores façam registros para outros, e diversos tipos de fraude.

A tecnologia é uma ótima aliada para combater isso, tornar todo o registro mais eficiente e ainda entregar dados em tempo real por meio de softwares para o RH, de modo com que saibam se o ponto foi devidamente registrado. Isso, aliado à tecnologia por reconhecimento facial, se intensifica ainda mais em segurança.

Detalhes e características faciais são muito mais difíceis de serem replicadas, e claro que visto por olhos humanos não são muito percebidas, mas quando uma inteligência facial realiza essa análise, o cenário muda e esses detalhes são completamente percebidos.

Com isso, todo o processo de registro é otimizado e ainda agilizado, já que substitui as falhas que podem ocorrer na biometria e também o tempo e as longas filas de registro de ponto cartográfico.

Como funciona o ponto por reconhecimento facial?

Por meio da visão computacional em um relógio de ponto eletrônico, o colaborador posiciona o seu rosto na frente do sensor, para que ele possa ser escaneado. Depois que feita a identificação, o relógio faz uma foto do colaborador para que ela seja comparada com a de seu cadastro.

Após isso, esses dados são enviados ao software utilizado pelo setor de Recursos Humanos com as informações de horário e data, fazendo então o registro por reconhecimento facial.

Com um sistema que protege completamente contra fraudes e com sua luz infravermelha que permite o reconhecimento até mesmo em ambientes mais escuros ou pela noite, as chances de forjar um registro de ponto são mínimas, dando maior segurança nos registros.

Essa inovação visa levar o processo de transformação digital empresarial para a gestão de pessoas, tornando tudo muito mais otimizado.

Compreendendo a visão computacional

Para que você entenda melhor como funciona a tecnologia por trás desse reconhecimento facial, ele é feito a partir de visão computacional, tecnologia proveniente da inteligência artificial.

Essa tecnologia tem como objetivo replicar a visão humana e reconhecer padrões por meio de imagens e vídeos, extraindo informações a partir desses padrões; para, então, interpretar e analisar.

Juntamente com outra tecnologia, que é o aprendizado de máquina, ela consegue aprimorar cada vez mais o seu modo de leitura, fazendo com que dessa forma consiga interpretar mais rapidamente em situações futuras a leitura dos colaboradores.

Tecnologias como essas também são utilizadas no reconhecimento facial de câmeras de segurança e em fábricas para observar problemas com mau funcionamento de maquinários.

Principais vantagens

Entre as diversas vantagens que existem ao registrar o ponto por reconhecimento facial, as principais são:

Rapidez no registro

Em poucos segundos, o relógio de ponto faz o reconhecimento facial, podendo ainda ser acompanhado em tempo real, e ainda integrado com outras ferramentas de gestão de pessoas, gerando maior praticidade para o departamento de RH.

Inteligência tecnológica

O sistema do relógio de ponto eletrônico utiliza a visão computacional, que com um algoritmo, consegue aprender a partir das novas identificações que ele realiza.

Por conta disso, caso os colaboradores façam novas modificações como cortes de cabelo, barba e outras mudanças na aparência, o cadastro não precisa ser refeito, sendo reconhecido mesmo assim ao registrar o ponto por reconhecimento facial.

Proteção máxima e segurança nos tempos de pandemia

Com uma alta tecnologia realizando o reconhecimento facial, ela supera até mesmo os olhos humanos no reconhecimento, observando detalhes que tornam falsificações e fraudes praticamente impossíveis de acontecerem.

Além disso, outro tipo de segurança está relacionado à diminuição do contágio e propagação do Covid-19, onde os riscos são mais altos em um registro por biometria, por exemplo.

Por que o reconhecimento facial é seguro?

Mesmo que muitas pessoas possam desconfiar da efetividade ao registrar ponto por reconhecimento facial, nós asseguramos que essa tecnologia é completamente segura e muito efetiva, sendo talvez um dos meios de controle de ponto mais assertivos e seguros do mercado.

As características que os relógios de ponto com essa tecnologia utilizam para registrar, ou não, um ponto, são muito específicas, individualizando mesmo se as pessoas forem muito parecidas. Isso em grande parte dos casos evita até mesmo que irmãos gêmeos sejam confundidos como a mesma pessoa.

Alguns dados que são analisados, como distância dos olhos, características da boca e outros detalhes faciais fazem com que seja fácil para o sistema distinguir cada colaborador.

O registro de ponto por reconhecimento facial está dentro da lei?

Agora que você já conhece todos os benefícios, e compreende que essa tecnologia apresenta agilidade e segurança para o registro de ponto, dúvidas também podem surgir em relação ao que diz a lei sobre o reconhecimento facial.

Com a regulamentação dos relógios de ponto eletrônicos a partir da Portaria 1510 do MTE, é permitido qualquer tipo de leitor de identificação, desde que este faça parte da configuração original do modelo homologado junto ao órgão. Ou seja, recomenda-se que, ao adquirir um relógio de ponto com identificação por biometria facial, a empresa se certifique de que o modelo está devidamente homologado, a fim de evitar problemas futuros em uma possível fiscalização ou ação trabalhista.

A melhor solução para o registro por reconhecimento facial

Saiba que o relógio de ponto Henry Prisma SF Advanced Facial é referência para o registro de ponto por reconhecimento facial, atendendo a Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego, além dos requisitos solicitados pela portaria 595/13 do INMETRO.

Com sua leitura facial com distância de 30 até 80 cm, capacidade para a leitura de até 1000 faces, sistema de proteção contra fraudes e diversas outras características que fazem dele uma solução única em reconhecimento facial, a empresa pode aproveitar o melhor da tecnologia.

Podemos concluir que registrar o ponto por reconhecimento facial não possui nenhum ponto negativo, e apenas ótimos benefícios que podem revolucionar o modo em que uma empresa registra os pontos de seus colaboradores.

Para conhecer melhor essa solução, visite o nosso site e entre em contato com um de nossos consultores, para que possamos lhe dar um atendimento personalizado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

AutomaçãoeGestão de Ponto: