29 de agosto de 2022
Home 9 Automação 9 4 benefícios do controle de acesso em escolas

4 benefícios do controle de acesso em escolas

4 benefícios do controle de acesso em escolas

Para uma instituição de ensino ser bem vista é preciso considerar diversos fatores como a competência do corpo docente, modelo pedagógico e além de tudo, a segurança.

Esse aspecto se tornou algo fundamental devido a alguns casos de violência dentro das escolas, com isso, o controle de acesso tem ganhado cada vez mais espaço, pois, além de auxiliar em diversos processos, permite que a gestão escolar garanta a segurança dos alunos e de todos que trabalham no ambiente.

Pensando nisso, preparamos este post com alguns dos benefícios que o controle de acesso pode oferecer nas escolas. Confira!

1. Restrição de entrada

A princípio, um dos principais benefícios que o controle de acesso oferece, é a restrição de entrada. Com o controle da portaria, apenas determinadas pessoas podem ultrapassar a catraca e ter acesso ao ambiente escolar.

Em geral, essa entrada pode ser estabelecida apenas para os alunos, funcionários e professores. Atualmente, existem diversos métodos possíveis de identificação, desde leitores biométricos digital ou facial até cartões de proximidade ou código de barras.

Assim, essa prática evita que pessoas estranhas entrem na escola, o que é um dos pontos principais para a segurança dos alunos. Além disso, os visitantes e até os pais dos alunos possuem acesso restrito em áreas de atendimento como secretária, diretoria e tesouraria.

2. Evita interrupções as aulas

Frequentemente, algo que é normal acontecer nas escolas, é a interrupção das aulas pelos responsáveis dos alunos. Por mais que estejam em aula, muitos responsáveis acabam interrompendo por desejarem falar com um professor.

Entretanto, ao optar pelo uso do controle de acesso, é possível facilitar a resolução desse problema, pois, por mais que o visitante tenha o cartão de acesso aos pontos de atendimento, ele não conseguirá chegar às salas de aulas.

Com isso, os professores conseguem ministrar suas aulas com tranquilidade e sem interrupções, garantindo o melhor desempenho dos seus alunos.

3. Controle da frequência

Ainda mais, com o uso de um bom sistema é possível realizar o controle de frequência dos alunos, além de disponibilizar esses dados no portal do aluno, assim os responsáveis terão acesso e conhecimento sobre alguma inconsistência.

Outro benefício, é evitar que os alunos “matem aula” ou saia da escola antes do período estabelecido, desta forma, a gestão escolar impede os efeitos negativos ao desenvolvimento acadêmico, que pode influenciar negativamente.

Nesse sentido, o controle de acesso desempenha um papel fundamental que vai além de garantir a segurança durante o período escolar. Alguns sistemas também notificam os pais sempre que o aluno entra ou sai da escola.

4. Coleta de dados

Acima de tudo, um benefício que o controle de acesso oferece e ajuda bastante aos professores e gestores, é a coleta de dados, pois, ele evita a necessidade de chamadas e otimiza o tempo em cada aula.

Além disso, com essa ferramenta não é necessário que a frequência dos alunos seja lançada em diários escolares individualmente.

Gostou do nosso artigo? Então continue conosco e confira o nosso site e fique por dentro de todos os produtos e soluções que podemos oferecer, e se desejar, entre em contato com um dos nossos consultores.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

AutomaçãoeGestão de Acesso: